quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DUB

DUB
        O DUB (Jamaica – 1960) é conhecido como o remix do reggae; nesse estilo o baixo passa a ter muita importância, as músicas tinham efeitos especiais (pássaro, relâmpago, etc.).
        O DUB veio primeiro que o rap, e o rap está diretamente ligado ao DUB.
Rap x DUB

Rap
DUB
Improvisadores
Freestyler
Toasters
Rimadores
RAPs
DJs
DJs
DJs
Seletores

        DUB no Brasil:
        Foi a banda “Paralamas do Sucesso” que lançou o DUB no Brasil
        Outros artistas nacionais que fazem uso desse estilo: O Rappa e Chico Science (entre outros)
        Chico Science é um cantor e compositor de Olinda, é um dos precursores do “Mangue Beat”; ele mistura músicas regionais como o Maracatu com o rock, o hip hop, funk e música eletrônica. Ele fazia parte de grupos de hip hop em Pernambuco, e o nome “Science” é homenagem a um quadrinista francês.

        PS.: Uma curiosidade, o álbum do Pink Floyd “Dark Side of The Moon” teve uma releitura feita em estilo DUB pela banda “Easy Star All-Stars” que se chama “Dub Side of The Moon”, é muito interessante.

Tim Maia

Tim Maia!

        Decidi fazer dieta: em 2 semanas perdi 14 dias” (Tim Maia, o gênio)

        Em 1956, Tim Maia (também conhecido como “síndico”), fundou o seu primeiro grupo: “Os Tijucanos do Ritmo”, em 1957 já forma a banda “Os Sputniks”, e aos 17 anos, após a morte do pai, foi para os Estados Unidos da América, onde inicia a sua carreira de vocalista formando o conjunto “The Ideals”.
        Tim Maia permaneceu nos EUA até 1963, quando foi preso por porte de marijuana; após 6 meses de espera, foi deportado. Ele compôs a música “Primavera”, que foi regravada pela banda Pato FU junto com umas crianças por aí.

John Milton Cage

John Milton Cage
        Ele foi um compositor, poeta, pintor e teórico musical, usava como inspiração sons do cotidiano, transformava ruído, barulho em música, é um dos primeiros a compor música ao acaso (música aleatória) e também é pioneiro na música eletrônica.
        Cage é adepto das ideias zen-budistas e integrou o movimento Fluxos: movimento que misturava diferentes artes, principalmente visuais.
        Ele compõe a “Suíte para Piano de Brinquedo” (esse tipo de piano não é um instrumento de corda); nessa suíte, Cage mostra a limitação do piano que possui apenas 9 teclas. A suíte é composta em 5 movimentos, 10 anos após, surge uma transcrição (ou arranjo) para piano e orquestra. Tem poucos acordes, muitos arpejos, timbre leve; por ser construído na “vertical”, possui duração curta.
        Uma suíte é uma obra composta por vários movimentos, os quais se interligam, ex.: “Gustav Hoht – Os Planetas”

Jazz

Jazz
        O jazz é um estilo musical FODA PRA CARALHO!!!! Ele é uma manifestação musical afro-americana que surgiu no século XX e mistura várias tradições; é uma nova forma de fazer música, misturando o “blue note” e outros.
        Os instrumentos básicos:
·      Metais: trompetes, trombones
·      Madeiras: saxofones (em alguns casos pode-se acrescentar a clarineta e a flauta)
·      Percussão: cordas (piano, baixo e guitarra ou violão) e bateria
        Produziu vários subgêneros, entre eles estão:
·       Dixieland
·       Swing
·       Beebop
·       Fusion
        Esta é minha música favorita de jazz! Ela dura 9:35 e vocês provavelmente não vão querer ouvir, pelo menos não toda, caso não estejam acostumados a ouvir jazz! Haha, mas ela é ótima!
"Jimmy Smith Trio - Sweet Georgia Brown"


Teatro Oficina/O Rei da Vela

Teatro Oficina
        O nome “José Celso Martinez Correa” é sinônimo de teatro oficina, um grupo de teatro que misturou o “TBC” com o “Teatro de Arena”; ele é político, mas menos sonhador e tem preocupação estética. É o primeiro teatro tropicalista do Brasil, e é antropofágico.
        Em 1967, o grupo estreia a peça “O Rei da Vela”, que foi o primeiro texto modernista escrito no Brasil (1933), mesmo não tendo sido o primeiro texto modernista a ser apresentado.
        O grupo busca uma neo-ritualização, na qual o público participa orientado pelos atores, o chamado “Te-Ato”, no qual o direto procura prender a atenção da plateia e tornar essa parte da peça, ele dizia “O Palco é o Todo”.


O Rei da Vela
        Foi escrito por Oswald de Andrade em 1933, mas só é publicado em 1937. O texto retrata o momento em que a aristocracia rural está em decadência no Brasil, e a burguesia tenta se afirmar, entre outras formas, abusando do povo. Na peça há uma grande indústria de velas no Brasil, sempre que alguém morre, uma vela é vendida para o enterro da pessoa; coloca o Brasil como sendo um território medieval. Nessa peça, uma turminha do barulho apronta altas confusões que até Deus duvida!!


Dadaísmo/Surrealismo

Dadaísmo
        Foi um movimento originado em 1916 na cidade de Zurique, na Suíça que durante a 1ª GM conservou-se neutra. Devido à essa neutralidade muitos artistas e intelectuais se encontravam lá; esse movimento negava os valores tradicionais da cultura, tudo deveria ser criado livremente, sem qualquer intervenção da lógica e da razão. Suas manifestações tinham como base certo anarquismo satírico, uma crítica debochada.
        O lugar de criação do movimento foi o Cabaret Voltaire, que era um refúgio dos desertores, emigrados políticos, agentes secretos, artistas literários e poetas. O dadaísmo desacreditava completamente na arte; eles diziam que o gesto é mais importante que a obra, o modo de vida de uma pessoas pode ser uma manifestação artística, desrespeitavam bom senso, regras, lei e moral. Queriam o escândalo como forma de expressão, fabricavam objetos a partir de apropriações, as obras dada eram, muitas vezes, improvisadas e provisórias.
Roda de Bicicleta – Duchamp (ready-made: estratégia artística de Marcel)


Surrealismo
        Movimento fundado pelo poeta André Breton com seu “Manifesto Surrealista” de 1924, é considerado o movimento mais forte do período entre guerras. Apesar da forte influência dadaísta, os surrealistas trocam a rejeição total e irracional do dadaísmo por uma pesquisa experimental e científica, embasadas na filosofia e na psicologia.
        O estilo valoriza o estímulo da imaginação e os princípios da pintura metafísica, enfatiza a disposição aleatória dos objetos. Mantiveram um interesse maior em explorar a mente e o inconsciente das pessoas.
        Foram influenciados por Freud e pela psicanálise, pintam telas psicopatológicas, ligadas ao inconsciente, ao humor e ao absurdo.
Império das Luzes – René Magritte.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Existencialismo

Existencialismo
       
        O existencialismo é uma doutrina ético-filosófica que faz uma análise do problema do ser. Ela destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade do ser humano. Esse pensamento considera o homem como um ser único, que tem controle sobre os seus atos e o seu destino; afirma a prioridade da existência sobre a essência.

        Na história da filosofia, a fenomenologia aparece junto com o existencialismo, sendo utilizada como um método de investigação para esse.
·       A fenomenologia analisa aquilo que se manifesta, aparece ou se oferece aos sentidos ou à consciência.
·       O sujeito orienta-se p/ o fenômeno, volta às próprias coisas.

        A consciência é caracterizada pela intencionalidade, porque ela é sempre a consciência de alguma coisa. Essa intencionalidade é a essência da consciência que é representada pelo significado, o nome pelo qual a consciência se dirige a cada objeto.

        Martin Heidegger (1889-1976) foi um importante nome nessa corrente filosófica. Está relacionado à intencionalidade, facticidade e transcendência. Dasein (Ser-aí ou Ser-no-mundo) é o termo principal na filosofia existencialista Heidegger afirma que a pergunta “O que é ser?” só pode ser feita pelo homem, pois nenhuma outra espécie é capaz de pensar nisso; assim, o ser humano é um ente privilegiado. O “Ser-aí” é o homem na medida em que existe na existência do dia-a-dia, junto com outros homens, seus afazeres e preocupações. Ele também é associado a conceitos como “Existenz”, autenticidade, inautenticidade, angústia e ser-para-a-morte.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Positivismo - Auguste Comte

Positivismo – Auguste Comte (1789-1857)
Auguste Comte procura fazer da sociologia uma ciência nova, buscava espelhar-se nas demais ciências, cujo método de investigação era eficiente e apresentava resultados convincentes.
         Ele tinha como procedimentos: a identificação e a observação; ele fazia uma quantificação dos elementos colhidos que seriam posteriormente analisados através da comparação, numa busca de evidências de determinado padrão ou casualidade.
         Através da utilização desse método, Comte chegou à formulação da Lei dos Três Estágios: segundo essa lei, a evolução da humanidade passa por 3 estágios teóricos diferentes:
·        1° Estágio (Estágio “teológico” ou “fictício”): explica os fenômenos pelo sobrenatural;
·        2° Estágio (Estágio “metafísico” ou “abstrato”): busca a explicação da realidade acerca dos fenômenos, mas o sobrenatural permanece;
·        3° Estágio (Estágio “científico” ou “positivo”): apogeu do que os outros prepararam, fatos explicados de maneira positiva.
        
         Os estágios ocorreriam de forma organizada e na mesma ordem, constituindo a evolução do pensamento e automaticamente da própria sociedade, favorecida em termos tecnológicos pelas novas descobertas. * Cada estágio representa fases necessárias da evolução humana.
         A classificação das ciências é baseada na simplicidade e na complexidade, teriam se tornado positivas desde a antiguidade, quando descartaram elementos metafísicos presentes na concepção de Pitágoras as matérias:
·        Matemática
·        Astronomia
·        Física
·        Química
·        Biologia
·        Sociologia
                  
                   Comte colocou junto a essas matérias a moral, em 1852, que reunia humanidade e religião.
         
                   O positivismo também exerceu influência no Brasil, Benjamin Constant foi um nome importante para que pudesse haver a Proclamação da República em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso”, que está na bandeira do país mostra isso; e em 1891, no Rio Grande do Sul, houve a elaboração da constituição gaúcha.