sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Suprarrenais & Pâncreas

Suprarrenais (Ad-Renais)

         São duas glândulas que se localizam acima do rim:



         Elas são compostas por duas regiões: o córtex e a medula.


·        Córtex: produz os hormônios cortisol – que está relacionado ao relógio biológico, ele está diretamente envolvido na resposta ao estresse – e a aldosterona – que aumenta a reabsorção de sódio no rim e aumenta a pressão arterial. Quando a pressão arterial está baixa, a aldosterona “joga sódio (Na) no sangue”, aumentando-a.

·        Medula: produz os hormônios adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina), ambos relacionados ao estresse, aumento da pressão arterial, vasoconstrição e taquicardia.

Pâncreas
         O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, exócrina e endócrina. Por sua parte exócrina, ele secreta o suco pancreático (que atua no processo digestivo), e pela endócrina, tem as ilhas pancreáticas, que engloba as células alfa e células beta. As células alfa secretam o glucagon, e as células beta, secretam a insulina.



Diabetes Mellitus (Melito)
         Pode ser de dois tipos
·        I è precoce, baixa insulina, hiperglicemia
·        II è tardia, baixo receptor, hiperglicemia

Bioenergética

Bioenergética



         A bioenergética, segunda a Wikipedia (la enciclopedia libre), é o estudo quantitativo da transdução de energia que ocorre em células vivas, e também a função dos processos químicos que fundamentam essas transduções.
         Ocorre a transformação de glicose em ATP, esta podendo acontecer de diferentes modos:

·        Com O2: respiração aeróbica (celular);

·        Sem O2: fermentação, respiração anaeróbica.


Fermentação       


         A fermentação é o processamento da glicose, no citosol, sem O2. E pode ser láctica ou alcóolica.


·       Na fermentação láctica, o saldo final é de +2 ATP e ocorre, por exemplo, em bactérias (lacticínios) e células humanas: hemácias, cristalina e miócitos (baixo O2). Quanto maior a quantidade de ácido láctico, menor o pH, causando o estado de fadiga.

·       Na fermentação alcoólica, o saldo final também é de +2 ATP e ocorre em organismos como as bactérias presentes na flora intestinal, e leveduras (fungos). É aplicada na produção de bebidas alcoólicas, combustíveis e pão (fermento).

Respiração Aeróbica (Celular)

         E a que ocorre na maioria dos seres vivos, em suas células, seu saldo é muito alto, principalmente comparado ao da fermentação, no final obtêm-se algo entre +30 ~ +38 ATP. Ocorre no citosol (no qual é realizada uma etapa) e na mitocôndria (onde ocorrem duas etapas).

         Etapas:

·       1ª Etapa (Glicólise): nela há a quebra da glicose em 10 reações tendo como produto final dois ácidos pirúvicos (piruvatos, simbolizados por “Py”) cuja fórmula é C3H4O3; e entre essas reações, ocorre a liberação de 4 H+ (dos quais 2 são captados pelo NAD, que se transforma em NADH) e 4 e-, que são utilizados para fazer +2 ATP.

·       2ª Etapa (Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido Cítrico): ocorre na matriz mitocondrial, ocorre uma reação preliminar, em que os 2 Py produzidos na glicólise formam 2 AcetilCoA, liberando duas moléculas de CO2 e 2 H+ (também captados pelo NAD, formando NADH). O AcetilCoA (ou acetil-coenzima A) sofre 8 reações (Ciclo de Krebs), na qual são produzidos: 

1.   4 Moléculas de CO2

2.   6 NADH

3.   2 FADH2

4.   +2 ATP

·       3ª Etapa (Cadeia Respiratória ou Cadeia Transportadora de Elétrons – CTE): ocorre nas cristas mitocondriais, nessa etapa as moléculas de NADH e FADH2 liberam elétrons e H+ (que é captado pelo O2 formando H2O), na passagem de elétrons ocorre a libração de energia (ATP), cada NADH pode originar 3 ATP, e cada FADH2 pode originar 2 ATP.

Rendimento Final da Respiração Celular

         Na glicólise são produzidos 2 ATP e 2 NADH (que na CTE originam 6 ATP), e no ciclo de Krebs são produzidos 2 ATP, 8 NADH (que vão liberar 24 ATP no CTE) e 2 FADH2 (que somarão 2 ATP no CTE). Totalizando 38 ATP como saldo final.

*O oxigênio é importante na respiração celular pois funciona como receptor final de H+, caso não houvesse o O2, a célula ficaria muito ácida.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Regime Nazista

O Regime Nazista: o 3º Reich

         No período que se estende de 1933 a 1934, Hitler é o 1º ministro de Hindenburg, e durante esse tempo, ocorreram alguns eventos que são importantes para a compreensão da história desse país (Alemanha) antes da 2ª Guerra Mundial.
         Em 27 de fevereiro de 1933, ocorre o “Incêndio do Reichstag”, no qual o edifício do Parlamento Alemão pegou fogo; esse incêndio foi atribuído aos comunistas, o que acabou sendo um pretexto para Hitler reprimir o KPD (Partido Comunista da Alemanha) e suspender os direitos civis em nome da segurança nacional è esses foram os primeiros passos na direção da ditadura.
         Março-abril de 1933: ocorre a instalação do monopartidarismo nazista/totalitarismo. Hitler, então, enfrenta alguns problemas:

·        O crescimento das SA (“Tropas de Assalto” ou “Camisas Pardas”, uma milícia nazista) comandados pela ala esquerda/socialista do NSDAP: exigiam a estatização das grandes empresas e a incorporação do Exército.

·        Isso ameaçava o apoio do empresariado, dos conservadores e dos militares ao governo de Hitler.

         A Noite das Longas Facas foi um evento que ocorreu na data de 30 de junho de 1934, foi um “Expurgo Nazista”: nele, Hitler elimina a ala esquerda do NSDAP, o comando dos SA e outros rivais. Essa ação foi feita pelas SS (“Esquadrões de Proteção”, elite da milícia nazista, composta por pessoas de confiança de Hitler). O ocorrido trouxe consequências:

·        Consolidação do poder de Hitler no NSDAP;

·        Ampliação do apoio militar e dos empresários a Hitler;

·        SA reduzidas, perderam importância;

·        SS assumiram a segurança interna do regime nazista e incorporaram a Gestapo (Polícia Secreta do Estado).

         Com a morte de Hindenburg, em 2 de agosto de 1934, Hitler assume total poder, e entre 1934-1935, Hitler denomina-se Führer, líder, guia supremo.

sábado, 22 de outubro de 2011

Site do Gabriel

Bom galera, esse é o link para o Site do Gabriel, no qual você pode fazer simulações de notas, e correções de provas do PAS e do Vestibular tradicional da UnB.
http://www.sitedogabriel.com.br/

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tiroide e Paratiroide

Tiroide (Tireoide)
         A tiroide é uma glândula que se localiza no pescoço e produz os hormônios:
·        T3 (triiodotironina) – aumenta o metabolismo;
·        T4 (tetraiodotironina ou tiroxina) – aumenta o metabolismo;
·        Calcitonina regula os níveis de cálcio.

         Algumas disfunções podem ser causadas devido ao mau funcionamento dessa glândula, elas são:

(1)  Hipotireoidismobaixos níveis de T3 e T4, pode ter causa congênita (elevado nível de retardo), auto-imune ou relacionada à dieta (bócio endêmico: falta de iodo). E tem como sintomas: queda de metabolismo, aumento de peso e sono, hipotermia, baixo desempenho mental e bócio.

(2)  Hipertireoidismoaltos níveis de T3 e T4, pode ter causa relacionada à dieta: excesso de iodo. Tem como sintomas o aumento de metabolismo, baixa de massa, insônia, irritabilidade, bócio e exoftalmia.

Paratiroides (Paratireoides)

         São 4 glândulas que se encontram no pescoço:
        
         Essa glândula produz o paratormônio, que também é responsável pela regulação do cálcio. O cálcio atua em ações como a contração, o batimento cardíaco, a coagulação e a neurotransmissão.
         A ação do paratormônio é antagônica à da calcitonina, como pode ser visto no esquema a seguir:

sábado, 8 de outubro de 2011

Fotossíntese – Absorção da Clorofila

Fotossíntese – Absorção da Clorofila
       
        O gráfico acima relaciona a intensidade de absorção de luz com o comprimento de onda da luz. Percebe-se que a maior intensidade de absorção se dá quando a planta fica exposta à luz azul e à luz vermelha; e a menor intensidade se dá quando ela é exposta à luz verde ou amarela.
         O ponto de compensação fótica (PCF) é a intensidade de luz em que as taxas de respiração e de fotossíntese se igualam.
          Quanto ao PCF, as plantas podem ser divididas em dois tipos:
·        A) Umbrófilas (sombra): tem baixo PCF, entre elas estão as briófitas e as pteridófitas.
·        B) Heliófitas (sol): tem alto PCF, entre elas estão as gramíneas.

         Quando a quantidade de luz fornecida para a planta é menor que o PCF, a tendência é a planta morrer, pois a quantidade de fotossíntese realizada é menor que a de respiração; quando a intensidade de luz é igual ao PCF, a planta está em “equilíbrio”, taxa de respiração igual à de fotossíntese; e quando a quantidade de luz fornecida é maior que o PCF, a planta cresce, com taxa de fotossíntese maior que a de respiração.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Links

Aqui está uma lista de links (com as respectivas descrições) de sites que podem ser interessantes para vocês:



Mais Dinheiro - Site com serviços de consultoria, dicas de orçamento, simuladores, artigos e outras coisas que podem te ajudar a planejar seus gastos e suas receitas.

Educação Financeira - Diversos episódios que explica, de maneira simples, diversos assuntos relacionados ao dinheiro.

Dinheirama - Blog com vários artigos e entrevistas que podem te ajudar a ser mais bem sucedido financeiramente.



Astronomy Picture of the Day - Acervo de imagens da NASA, a cada dia uma nova foto com comentários é postada.

sábado, 1 de outubro de 2011

Genética de Populações

Genética de Populações
         Para começar, veremos o conceito de “população em equilíbrio”. Segundo Hardy-Weinberg, para uma população entrar em queilíbrio:
·        População deve ser muito grande (para evitar deriva genética);
·        Deve ser panmítica (ter cruzamentos aleatórios);
·        Não deve haver migrações;
·        Não deve haver mutações;
·        Não há seleção natural e
·        Não há evolução.

         As frequências gênicas e genotípicas podem ser analisadas de acordo com a tabela abaixo:

Frequência Gênica
Frequência Genotípica
f(A) = p
f(AA) = p²

f(Aa) = 2pq
f(a) = q
f(aa) = q²
Onde p + q = 1
Onde p² + 2pq + q² = 1

O Nazismo na Alemanha

O Nazismo na Alemanha
         Em outubro/novembro de 1918, no final da 1ª Guerra Mundial, ocorre a Revolução Alemã (1918-1919), em reação à crise econômica, militar e política que ocorria. A revolta dos marinheiros/operários contra do regime do Kaiser Guilherme II resulta na queda da monarquia.
         O governo provisório assume então o poder, composto pelo SPD – Partido Social Democrata (marxista/socialista moderado), cujo líder era Ebert; tinham como objetivos: República Democrática, capitalismo e Welfare State.
         Em novembro de 1918, com a rendição/derrota alemã, surgiu o “Mito da Facada nas Costas”, e há o agravamento da crise econômica e da instabilidade política. Com isso, em janeiro de 1919 ocorre a Revolução Comunista, inspirada na Revolução Bolchevique, dirigida pela Liga Spartakista liderada por Rosa Luxemburgo, mas fracassou pois foi sufocada pelo Exército e Milícias Nacionalistas.
         Assim, em fevereiro de 1919, nas eleições democráticas, há a vitória do SPD e Ebert.

A República de Weimar (1919-1933)
         Foi uma democracia parlamentarista, apoiada principalmente pelos sociais-democratas e liberais, mas enfrentou problemas:
·        Instabilidade política;
·        Crescimento dos grupos antidemocráticos de extrema esquerda (comunistas) e de extrema direita (fascistas/nazistas);
·        Dependia da proteção do exército, comandado por oficiais conservadores/monarquistas.

 - Primeira Fase: Crise e Instabilidade (1919-1923)
         Governo Social-Democrata + Liberais.
         Em 1919 é criado o DAP (Partido dos Trabalhadores Alemães), fascista, antissemitista e revanchista; após a entrada de Adolf Hitler, ele muda o nome do partido para NSDAP (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães) e vira seu líder.
         As primeiras ideias nazistas incluem:
·        Fascismo;
·        Racismo;
·        Arianismo: havia a crença numa raça branca superior (ariana/nórdica), representada pelos povos germânicos/alemães;
·        Antissemitismo: pregavam o ódio a judeus, acreditavam numa conspiração judaica para dominar o mundo/explorar a Alemanha por meio do capital financeiro e do marxismo/comunismo/bolchevismo;
·        Maniqueísmo: afirmava que deveria haver um confronto entre as forças do bem/luz (arianos/alemães) e as do mal/trevas (judeus = demonizados);
·        Eles também desprezavam os eslavos: poloneses, tchecos, russos e ucranianos, vistos como uma sub-raça inferior;
·        O Pangermanismo Radical visava a unificação dos povos alemães para criar a Grande Alemanha ou 3º Reich (Alemanha, Áustria, Sudetos/Tchecoslováquia, Polônia Ocidental);
·        Na busca do Espaço Vital, eles almejavam a conquista do Leste Europeu (Polônia, Ucrânia, Rússia) para ser repovoada por alemães, com a expulsão/extermínio dos eslavos;
·        Há também a busca da Hegemonia Alemã na Europa, em que se procurava a submissão da França e compromisso com a GB;
·        Além disso, também há a ideia de Confronto com os EUA, em uma disputa pela dominação do mundo.

         Hiperinflação e suspensão do pagamento das reparações referentes à 1ª GM ocorrem no período de 1921-1922; com isso ocorre a crise de 1923, na qual a França invade a Alemanha e ocupa o Ruhr por causa da suspensão do pagamento das reparações. O governo alemão promove uma resistência pacífica a essa ocupação, o que gera em outubro uma nova revolução comunista (que fracassou), e em novembro uma tentativa de golpe nazista/Putsch de Munique (que também fracassou e resulta na prisão de Adolf Hitler, durante o período que passa na cadeia escreve o livro “Minha Luta”).

 - Segunda Fase: Estabilidade e Prosperidade (1924-1928)
         Essa foi uma fase bem sussa, na qual foi feito o Plano Dawes, que promoveu:
·        Revisão do pagamento das reparações e auxílio financeiro dos EUA;
·        Recuperação/crescimento da economia alemã, que ficou dependente da economia americana.
         Ocorreu o que está representado nos esquema a seguir:

Em 1925 há o Tratado de Locarno, esse, por sua vez, provoca normalização das relações entre a Alemanha e França/GB, e nele, a Alemanha confirma a maior parte do Tratado de Versalhes: reconhece as novas fronteiras/perdas no Ocidente com a França-Bélgica e aceita a desmilitarização da Renânia; mas não reconhece as novas fronteiras/perdas no leste com a Polônia (Corredor Polonês), porém afirmou que resolveria o problema com a Polônia pacificamente.
         Esse tratado foi considerado um triunfo da diplomacia, e com isso, em 1926, a Alemanha entra na liga das Nações, no Conselho de Segurança; o Brasil, achando que seria ele o próximo a entrar no Conselho de Segurança, fica putinho e sai da Liga das Nações.

- Terceira Fase: Crise Final e Colapso da Democracia (1929-1933)
         Em outubro de 1929 ocorre a Quebra da Bolsa de NY, que inicia a “Grande Depressão” (quem mais sofreu com ela foram a Alemanha e os EUA). A Alemanha é tomada pelo desemprego em massa, crescimento da pobreza e da insegurança econômica.
         Isso provoca o declínio eleitoral do SPD/Liberais e o avanço eleitoral dos radicais
·        Extrema direita: nazistas
·        Extrema esquerda: comunistas
         Assim, nas eleições de 1932, o NSDAP virou o maior partido, mas Hitler perdeu a eleição presidencial para o conservador Hindenburg, e os nazistas não conseguem maioria absoluta no parlamento. Ocorrem novas eleições nas quais o nazismo sofre declínio, e o comunismo cresce.
         Em janeira de 1933, é formada uma aliança entre os nazistas e os conservadores contra a esquerda: Hitler é nomeado 1º ministro/chanceler pelo presidente Hindenburg è início do governo nazista.