quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Teatro Oficina/O Rei da Vela

Teatro Oficina
        O nome “José Celso Martinez Correa” é sinônimo de teatro oficina, um grupo de teatro que misturou o “TBC” com o “Teatro de Arena”; ele é político, mas menos sonhador e tem preocupação estética. É o primeiro teatro tropicalista do Brasil, e é antropofágico.
        Em 1967, o grupo estreia a peça “O Rei da Vela”, que foi o primeiro texto modernista escrito no Brasil (1933), mesmo não tendo sido o primeiro texto modernista a ser apresentado.
        O grupo busca uma neo-ritualização, na qual o público participa orientado pelos atores, o chamado “Te-Ato”, no qual o direto procura prender a atenção da plateia e tornar essa parte da peça, ele dizia “O Palco é o Todo”.


O Rei da Vela
        Foi escrito por Oswald de Andrade em 1933, mas só é publicado em 1937. O texto retrata o momento em que a aristocracia rural está em decadência no Brasil, e a burguesia tenta se afirmar, entre outras formas, abusando do povo. Na peça há uma grande indústria de velas no Brasil, sempre que alguém morre, uma vela é vendida para o enterro da pessoa; coloca o Brasil como sendo um território medieval. Nessa peça, uma turminha do barulho apronta altas confusões que até Deus duvida!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário