sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Origem da Vida

A Origem da Vida

Abiogênese
         Geração Espontânea - Essa teoria afirmava que os seres vivos podem ser gerados a partir da matéria bruta (não viva). Segundo a concepção aristotélica, deveria haver o “princípio ativo” ou “força vital” dentro da matéria, que originaria o ser.
         Alguns exemplos, segundo eles, seriam os sapos que brotavam da lama, os vermes que surgiam da carne podre, e as moscas que apareciam do lixo.
         Mas Pasteur derruba a teoria da abiogênese com um experimento no qual Pasteur adicionou um caldo nutritivo a um balão de vidro com um gargalo alongado o qual aqueceu e imprimiu a ele um formato de “pescoço de cisne”, após isso, ferveu o caldo à uma temperatura que matasse micro-organismos, mas permitindo a entrada de ar, deixou-o assim por muito tempo, verificando que não apareceram micro-organismos, devido ao formato do gargalo. Após isso ele quebrou o gargalo, e verificou a proliferação de germes, como na figura a seguir:

Biogênese
      Nessa teoria os seres vivos originam-se de outros que se reproduzem. A origem da vida recebeu diferentes explicações, entre elas estavam:
·        Panspermia Cósmica – segundo essa ideia, os seres vivos ou substâncias precursoras são provenientes de outros locais do cosmo.
·        Criacionismovisão mítica, não pode ser comprovada cientificamente, depende da crença.
·        Evolução Química Gradual – no início havia uma atmosfera primitiva (redutora, não oxidante), com a ação de agentes físicos (radiação, descargas, etc.) e o aparecimento de água foi possível o surgimento de moléculas orgânicas, que formaram um caldo (sopa) orgânico e originou o primeiro ser vivo.
         Stanley L. Miller constrói, em 1953, um simulacro, aparelho que simulou as condições da Terra primitiva, e encontrou aminoácidos sem necessidade de seres vivos.

Ideias Atuais
         A atmosfera parece ter sido diferente da experimentada por Miller, nos anos 50. São aceitos como componentes da atmosfera primitiva: CO2, N2, H2O, CO, SO2, metano (CH4) e amônia (NH3).
         A coacervação: coacervados são conjuntos de moléculas orgânicas reunidas em grupos envoltos por moléculas de água.
         Mundo do RNA: o RNA foi o primeiro ácido nucleico (material genético) dos seres vivos. O DNA apareceu depois e, por ser mais estável, entre outras coisas, substituiu o RNA.
O Primeiro Ser Vivo
         O registro mais antigo de um ser vivo: 3,5 bilhões de anos; cianobactérias em formação por elas produzidas na Austrália.
         Hipóteses:
·        Heterotrófica: primeiros seres seriam organismos simples que fermentariam o caldo.
·        Autotrófica: primeiros habitantes da Terra seriam organismos simples quimiossintetizantes. Uma sustentação para essa teoria foi a descoberta recente de organismos autótrofos que vivem em condições extremas, semelhantes às da Terra primitiva (quimiolitoautotróficas ou “comedores de rocha”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário