A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
1. Significado
Foi a segunda/última fase da Guerra dos 31 Anos (1914-1945): disputa pela hegemonia da Europa entre Alemanha (domínio alemão na Europa) e GB, França e Rússia apoiados pelos EUA (equilíbrio de poder/multipolaridade).
· Em 1914-1918:
Potências Centrais
|
X
|
Entente/Aliados
|
Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia.
|
GB, França, Rússia, Itália, Japão, EUA.
|
· Em 1939-1945:
Eixo
|
X
|
Aliados
|
Alemanha, Itália, Japão.
|
EUA, GB, URSS principais, e China e França.
|
A 2ª guerra mundial combinou duas guerras inicialmente distintas:
· 1937-1945 – A Guerra do Pacífico: desencadeada pelo imperialismo japonês no Extremo Oriente/Ásia.
· 1939-1945 – A Guerra de Hitler: desencadeada pelo imperialismo nazista alemão na Europa.
Em 1941, as duas guerras fundiram-se quando o Japão declarou guerra aos EUA-GB e a Alemanha declarou guerra aos EUA.
2. Motivos
O Imperialismo da Alemanha Nazista: pretendia destruir o sistema/ordem internacional de Versalhes-Locarno e dominar a Europa.
O Imperialismo do Japão militarista: queria destruir o sistema/ordem internacional de Washington e dominar a Ásia/Pacífico.
Antecedentes:
· 1914-1918: 1ª GM, o Japão conquista as colônias alemãs no Extremo Oriente e fica fortalecido.
· 1921-1922: Acordos de Washington (entre GB, França, Japão e EUA) decidiram:
· Equilíbrio do poder no Pacífico
· Redução das forças navais
· Respeitar impérios coloniais
· Preservar a soberania da China
· 1929-1931: Início da Grande Depressão – crise econômica/política – militares nacionalistas japoneses assumem o poder e passam a defender a expansão territorial na China/Pacífico.
Outros fatores que levaram ao início da 2ª GM foram a neutralidade/isolacionismo dos EUA, a fraqueza da Liga das Nações e a política de apaziguamento da GB e da França, que fizeram concessões aos países agressores em troca do compromisso de desistir de futuras agressões/conquistas territoriais evitando a guerra.
3. O Imperialismo do Japão, Itália e Alemanha na década de 1930
Entre 1931 e 1932, o Japão conquista a Manchúria – território no nordeste chinês – transformado no Estado-satélite do Manchukuo; o Japão é então condenado pela Liga das Nações (LN) e sai dessa organização.
Em 1933, Hitler retira a Alemanha da LN.
E entre 1935 e 1936, a Itália conquista a Abissínia (atual Etiópia); a LN propõe um boicote comercial à Itália, que também sai desse grupo.
Em 1936 a Alemanha remilitariza a Renânia, e entre 1936-1939 ocorrem intervenções militares da Alemanha e da Itália na Guerra Civil Espanhola.
Em 1937, o Japão invade a China, o que foi o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945). Essa invasão interrompeu, provisoriamente, a Guerra Civil Chinesa (1927-1999):
Governo
|
X
|
Rebeldes
|
KMT – Partido Nacionalista liderado por Chiang Kai-Chek e com o apoio dos EUA e da URSS
|
PCC – Partido Comunista, liderado por Maozedong (Mao Tse-Tung)
|
1938. Triunfos de Hitler na Europa Central
· Março: Anschluss – Alemanha anexa a Áustria (com apoio popular austríaco);
· Setembro: Conferência de Munique – Alemanha, GB e França se reúnem em Munique, Apaziguamento Anglo-Francês: GB e França cedem os Sudetos (território da Tchecoslováquia habitado por alemãs) à Alemanha em troca do compromisso de Hitler não tomar outros territórios;
· Outubro: anexação dos Sudetos pela Alemanha.
A crise de 1939:
· Março: ocorre a secessão da Eslováquia com apoio da Alemanha, que anexa a República Tcheca. * Hitler também exige territórios da Polônia (Corredor Polonês, porto de Danzig), a Polônia recusa e a GB-FR prometem protegê-la, é o fim do apaziguamento;
· Abril: a Itália anexa a Albânia;
· Agosto: Pacto de Não-Agressão Germano-Soviética: Alemanha e URSS combinam invadir e dividir a Polônia entre ambas;
· 1 Setembro: A Alemanha invade a Polônia, começa a 2ª Guerra Mundial na Europa;
· 3 Setembro: GB-FR declaram guerra à Alemanha, mas não declaram guerra contra URSS depois que ela também invadiu a Polônia: Apaziguamento com Stalin.
4. Principais Momentos
Aspectos da Guerra de 1939-1945:
· Invasão Tática Alemã: o Blitzkrieg (“Guerra Relâmpago”), a Alemanha promovia ataques rápidos e devastadores; tinha grande mobilidade do exército nos ataques e fazia uso de blindados e ataques aéreos;
· Eram comuns bombardeios aéreos sistemáticos contra cidades;
· Houve um elevado número de civis mortos nos ataques.
A ofensiva do Eixo (1939- 1942):
Em 1939, a Alemanha e a URSS conquistam a Polônia, e em 1940, a Alemanha conquista a França (que se render após breve período de luta), a Bélgica, a Holanda, a Dinamarca e a Noruega. A França é, então, dividida:
· O norte é ocupado pelos alemães;
· O sul se torna a República de Vichy, que era presidida por Petain, mas no fundo, era Estado-Satélite Alemão;
· “França-Livre”: alguns militares franceses, chefiados por De Gaulle, se refugiam na Grã-Bretanha e criam uma resistência, que continua lutando na 2ª GM.
E também há a Resistência da GB, liderada pelo 1º ministro Winston Churchill.
Em 1941, a guerra se expande, e a Alemanha envia tropas para a Líbia com o intuito de ajudar a Itália (que fez um papelão na Segunda Guerra Mundial, Mussolini foi humilhado nesse conflito) e conquista a Iugoslávia e a Grécia.
Junho – Alemanha invade a URSS, nessa empreitada, Hitler conquista a Ucrânia e a Rússia Ocidental, mas a URSS resistiu, fez uma aliança com a GB.
Dezembro – O Japão ataca os EUA (Pearl Harbor, Havaí) e as colônias da GB; e a Alemanha declara guerra aos EUA, pois achava que a interferência da potência americana no conflito era inevitável. Com isso há a criação da Grande Aliança: EUA-GB-URSS.
A Contra-Ofensiva dos Aliados (1942-1945):
Entre 1942 e 1943, os EUA e a GB expulsam o Eixo do Norte da África e invadem a Itália, o Rei Vitor Emanuel III prende Mussolini, com isso ocorre a rendição/derrota da Itália, mas a Alemanha invade a Itália e liberta Mussolini, que assim, assume o governo fascista da República de Salô, que era um estado-satélite alemão.
A luta pela Itália: o norte do país ficou sob domínio alemão, e o sul, dos Aliados (participação do Brasil com a Força Expedicionária Brasileira – FEB)
Em 1944, EUA-GB libertam a França (a partir de 6 de junho ocorre a invasão da Normandia – “Dia D”) e os soviéticos expulsam os alemães da URSS.
1945 – O Colapso do Eixo: em janeiro - fevereiro ocorre a invasão da Alemanha pela URSS (ao leste) e pelos EUA e GB (a oeste); em abril morrem Roosevelt (sucedido por Truman), Mussolini (morto por antifascistas) e Hitler (que cometeu suicídio). *Os soviéticos tomam Berlim.
Em maio é verificada a rendição, a derrota da Alemanha e em agosto acontece o Bombardeio Atômico do Japão pelos EUA – dia 6 em Hiroshima e dia 9 em Nagasaki. *A URSS invade a Manchúria e no dia 15 o Japão reconhece a derrota.
No dia 2 de setembro é dada a rendição formal do Japão, tendo como consequência o final da Segunda Guerra Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário