sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bioenergética

Bioenergética



         A bioenergética, segunda a Wikipedia (la enciclopedia libre), é o estudo quantitativo da transdução de energia que ocorre em células vivas, e também a função dos processos químicos que fundamentam essas transduções.
         Ocorre a transformação de glicose em ATP, esta podendo acontecer de diferentes modos:

·        Com O2: respiração aeróbica (celular);

·        Sem O2: fermentação, respiração anaeróbica.


Fermentação       


         A fermentação é o processamento da glicose, no citosol, sem O2. E pode ser láctica ou alcóolica.


·       Na fermentação láctica, o saldo final é de +2 ATP e ocorre, por exemplo, em bactérias (lacticínios) e células humanas: hemácias, cristalina e miócitos (baixo O2). Quanto maior a quantidade de ácido láctico, menor o pH, causando o estado de fadiga.

·       Na fermentação alcoólica, o saldo final também é de +2 ATP e ocorre em organismos como as bactérias presentes na flora intestinal, e leveduras (fungos). É aplicada na produção de bebidas alcoólicas, combustíveis e pão (fermento).

Respiração Aeróbica (Celular)

         E a que ocorre na maioria dos seres vivos, em suas células, seu saldo é muito alto, principalmente comparado ao da fermentação, no final obtêm-se algo entre +30 ~ +38 ATP. Ocorre no citosol (no qual é realizada uma etapa) e na mitocôndria (onde ocorrem duas etapas).

         Etapas:

·       1ª Etapa (Glicólise): nela há a quebra da glicose em 10 reações tendo como produto final dois ácidos pirúvicos (piruvatos, simbolizados por “Py”) cuja fórmula é C3H4O3; e entre essas reações, ocorre a liberação de 4 H+ (dos quais 2 são captados pelo NAD, que se transforma em NADH) e 4 e-, que são utilizados para fazer +2 ATP.

·       2ª Etapa (Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido Cítrico): ocorre na matriz mitocondrial, ocorre uma reação preliminar, em que os 2 Py produzidos na glicólise formam 2 AcetilCoA, liberando duas moléculas de CO2 e 2 H+ (também captados pelo NAD, formando NADH). O AcetilCoA (ou acetil-coenzima A) sofre 8 reações (Ciclo de Krebs), na qual são produzidos: 

1.   4 Moléculas de CO2

2.   6 NADH

3.   2 FADH2

4.   +2 ATP

·       3ª Etapa (Cadeia Respiratória ou Cadeia Transportadora de Elétrons – CTE): ocorre nas cristas mitocondriais, nessa etapa as moléculas de NADH e FADH2 liberam elétrons e H+ (que é captado pelo O2 formando H2O), na passagem de elétrons ocorre a libração de energia (ATP), cada NADH pode originar 3 ATP, e cada FADH2 pode originar 2 ATP.

Rendimento Final da Respiração Celular

         Na glicólise são produzidos 2 ATP e 2 NADH (que na CTE originam 6 ATP), e no ciclo de Krebs são produzidos 2 ATP, 8 NADH (que vão liberar 24 ATP no CTE) e 2 FADH2 (que somarão 2 ATP no CTE). Totalizando 38 ATP como saldo final.

*O oxigênio é importante na respiração celular pois funciona como receptor final de H+, caso não houvesse o O2, a célula ficaria muito ácida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário