O Regime Nazista: o 3º Reich
No período que se estende de 1933 a 1934, Hitler é o 1º ministro de Hindenburg, e durante esse tempo, ocorreram alguns eventos que são importantes para a compreensão da história desse país (Alemanha) antes da 2ª Guerra Mundial.
Em 27 de fevereiro de 1933, ocorre o “Incêndio do Reichstag”, no qual o edifício do Parlamento Alemão pegou fogo; esse incêndio foi atribuído aos comunistas, o que acabou sendo um pretexto para Hitler reprimir o KPD (Partido Comunista da Alemanha) e suspender os direitos civis em nome da segurança nacional è esses foram os primeiros passos na direção da ditadura.
Março-abril de 1933: ocorre a instalação do monopartidarismo nazista/totalitarismo. Hitler, então, enfrenta alguns problemas:
· O crescimento das SA (“Tropas de Assalto” ou “Camisas Pardas”, uma milícia nazista) comandados pela ala esquerda/socialista do NSDAP: exigiam a estatização das grandes empresas e a incorporação do Exército.
· Isso ameaçava o apoio do empresariado, dos conservadores e dos militares ao governo de Hitler.
A Noite das Longas Facas foi um evento que ocorreu na data de 30 de junho de 1934, foi um “Expurgo Nazista”: nele, Hitler elimina a ala esquerda do NSDAP, o comando dos SA e outros rivais. Essa ação foi feita pelas SS (“Esquadrões de Proteção”, elite da milícia nazista, composta por pessoas de confiança de Hitler). O ocorrido trouxe consequências:
· Consolidação do poder de Hitler no NSDAP;
· Ampliação do apoio militar e dos empresários a Hitler;
· SA reduzidas, perderam importância;
· SS assumiram a segurança interna do regime nazista e incorporaram a Gestapo (Polícia Secreta do Estado).
Com a morte de Hindenburg, em 2 de agosto de 1934, Hitler assume total poder, e entre 1934-1935, Hitler denomina-se Führer, líder, guia supremo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário