sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Oriente Médio

Oriente Médio
         O Oriente Médio tem sido notícia em diversos jornais e outros meios de comunicação ultimamente, mas por quais motivos esse “barril de pólvora” tem ganhado tanto destaque? Bom, são muitos, vamos visualizar um histórico dessa região antes:
         Fatores responsáveis pela permanente instabilidade regional incluem:
·        A sua posição geográfica estratégica (conexão entre Ásia, África e Europa);
·        Grande diversidade étnica, cultural e religiosa envolvendo turcos, persas, árabes, curdos, judeus e pashtuns (principalmente o judaísmo e o islamismo);
·        Fronteiras artificiais: até a 1ª G.M., o Império Turco-Otomano controlava, após a 1ª G.M., Inglaterra/França assumem a tutela do Oriente Médio;
·        Abundância em petróleo, eles tem muito petróleo em quantidade e em qualidade;
·        Nessa área há um grande contraste entre muita riqueza e muita pobreza, fundamentalismo religioso, cujo radicalismo pode levar ao terrorismo;
·        A criação do Estado de Israel por uma resolução da ONU de 1947; é um país predominantemente judeu, mas com presença de sunitas e xiitas (árabes islâmicos) e curdos;
·        Movimentos pela liderança regional (pan-islamismo, pan-arabismo) – em 50~70 Nasser queria a formação da RAU (República Árabe Unida), em 1956 promove a nacionalização do canal de Suez com o apoio de Krushev;
·        Disputa por poder político, por territórios e por recursos hídricos, a Guerra Fria (e suas heranças), a Doutrina Bush (Afeganistão 2001 e Iraque 2005) e a frequente utilização do terrorismo;
·        Movimentos populares contra os governos ditatoriais (Primavera Árabe), atualmente estão intensos na Líbia e na Síria (começou na Tunísia com a crise global, tendo sua principal divulgação feita por meio de redes sociais).


Principais Conflitos:

         Conflito Árabe-Israelense: A ONU, em uma resolução de 1947, criou Israel e Palestina.

1.   Começou a Guerra da Independência em 1948.

2.   Em 1956 começa a Guerra de Suez, na qual Nasser (presidente do Egito de 1952 a 1970) queria ocupar o canal de Suez e sofre um contra-ataque, nisso ele recebe socorro soviético. Nasser é nacionalista, almejava o desenvolvimento do mundo árabe e pregava o Pan-arabismo (queria a criação da RAU, República Árabe Unida).

3.   Guerra dos Seis Dias (1967): é uma iniciativa de Israel, uma guerra relâmpago, na qual Israel ocupa: Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jerusalém Oriental, Colinas de Golan e a Península de Sinai.

4.   A Guerra do Yan Kippur (1973) foi uma iniciativa do Egito e da Síria, que fizeram ataques no “Dia do Perdão” a Israel. Essa guerra está relacionada à Crise do Petróleo de 1973, na qual a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumentaram o preço do petróleo em mais de 300%, em protesto ao apoio dos EUA a Israel.

5.   1987: 1ª Intifada (Guerra das Pedras) – Foi um movimento nacional Palestino. Nesse movimento, jovens palestinos pedem que os judeus (Israel) saiam das terras ocupadas na Guerra dos Seis Dias; o mundo se sensibiliza e passa a pressionar Israel. Acredita-se que esses jovens tenham sido manipulados pela Organização pela Libertação da Palestina (OLP), que era liderada por Yasser Arafat; outro possível grupo por trás do movimento é o Hamas (que hoje controla a Faixa de Gaza).

        1ª Guerra do Golfo (1990): nesse conflito, o Iraque (então liderado por Saddam Hussein) resolve anexar o Kuwait, seu vizinho, alegando que ele não deveria existir, era uma fronteira artificial, roubava petróleo da fronteira e atrapalhava a saída para o mar. Na verdade Saddam queria petróleo, tinha uma dívida com o Kuwait a qual não queria pagar, buscava liderança regional e pregava um “Pan-arabismo”, diferente do de Nasser.
        
         Guerra Irã x Iraque (1980 – 1988): foi o resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países. O Irã, em 1979, teve o poder tomado por um grupo religioso, liderado pelo Aiatolá Khomeini (foi a Revolução Islâmica). Essa revolução ocorreu após o Xá Mohammad Reza Pahlavi, nos anos 70, ter feito a Revolução Branca, em que foi pressionado pelos EUA a mudar hábitos do país a fim de se tornar mercado consumidor.
        
         Revolução Islâmica no Irã (1979): O Aiatolá Khomeini instala uma teocracia e rompe relações com os EUA, em um episódio desse conflito, a embaixada americana é sequestrada. Khomeini fala em Pan-islamismo; enquanto isso no Iraque (maioria xiita) o líder era Saddam Hussein (sunita). O conflito entre Irã e Iraque também se dá em função do Canal de Chatt-el-Arab. Na guerra, EUA venderam armas para o Irã.

Acordos de Paz dos anos 90 (Acordo de Oslo):
         EUA mediam acordo por meio de Bill Clinton. Israel era comandada pelo primeiro ministro Yitzhak Rabin (PT), e Palestina por Yasser Arafat (OLP). Houve 3 acordos: Oslo I, Oslo II e Wye Plantation.
·        Oslo I (Gaza-Jericó, 1993): Autoridade Nacional Palestina (ANP) – administra a Faixa de Gaza e Jericó (Cisjordânia); judeus ficam responsáveis pela defesa e rel. exteriores.
·        Oslo II (1995): Tratou da Cisjordânia (menos de 10% do controle ficou com a Palestina, mais ou menos 20% do controle ficou misto, e 70% do poder ficou com os judeus). Resultou no assassinato de Yitzhak Rabin.
·        Wye Plantation: redimensiona as 3 sub-regiões da Cisjordânia (palestinos: 18,2% ; misto: 21,8% ; judeu: 60%).
1.   Netanyahu renuncia, Ehud Barak (PT) é eleito e faz uma proposta: devolução de 90% da Cisjordânia, da porção oriental de Jerusalém e da Faixa de Gaza aos palestinos e o reconhecimento do Estado Palestino.
2.   Exigências de Israel: reconhecimento do Estado de Israel pelos países árabes e proibição do retorno de refugiados palestinos.

         Ocorre então o início da 2ª Intifada após a visita de Ariel Sharon, líder do Likud, à Esplanada das Mesquitas em Jerusalém (2000). Após desestabilizar o governo, Ariel Sharon vence as eleições e torna-se 1° ministro (2001). É retomada a espiral de violência na região com interrupção e retrocesso do processo de paz.
         Em 2005, após a morte do líder palestino Yasser Arafat, Sharon devolve e desocupa a Faixa de Gaza num processo de retomada da busca por paz (Mapa do Caminho). Após dividir o partido com sua decisão, Sharon cria um novo partido: o Kadima. Logo em seguida, Sharon entra em coma e seu substituto, Ehud Olmert, vence as eleições.
         Durante seu governo, Ehud Olmert autoriza ataques ao Líbano (2006) e a Faixa de Gaza (2008/2009). Nas eleições de 2009, Benjamim Netanyahu (Likud) vence e o processo de paz mantém-se interrompido. Os palestinos levam um pedido de reconhecimento à ONU.
        
         Iraque: 2003 – EUA e aliados invadem (interessados em petróleo).
         Irã: Ahmadinejad é o atual presidente, amigo da China e da Rússia. Problema com os Estados Unidos: tem muito petróleo e não dialoga com eles.
         Afeganistão: em 2001 foram autorizados ataques por parte dos EUA, procurando derrotar o Taliban e Al Qaeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário