terça-feira, 28 de junho de 2011

A Formação da URSS - Antecedentes

A Formação da URSS
·         Antecedentes:
1.    No início do século XX, a Rússia era um “Império Multiétnico Euro-Asiático” dominado pelos russos, e o regime em vigência era o Czarismo, uma monarquia absolutista do Czar. Entre 1894 e 1917, o Czar era Nicolau II Romanov.
2.    Essa região era marcada pela economia agrária e sociedade rural, onde a maioria da população era composta por camponeses, e a maior parte era pobre/analfabeta.
3.    Também havia forte religiosidade com hegemonia da Igreja Ortodoxa Russa, que era subordinada ao Estado.
4.    Ocorria um notável antissemitismo (ódio aos judeus), com preconceito religioso/intolerância, os judeus eram vistos como aproveitadores e circulavam ideias de conspiração judaica para dominação do mundo. Eram realizados pogroms (ataques) contra judeus, sobretudo em época de calamidade, eles eram tidos como “bodes expiatórios”.
5.    As elites dominantes eram: aristocracia fundiária/burocrática (altos funcionários civis/militares). Com o impacto da modernização ocorreu rápida urbanização/industrialização com apoio do Estado, as principais indústrias eram bélicas e petrolíferas, com forte presença do capital estrangeiro (em especial o francês) em forma de empréstimos e investimentos.
6.    Ascensão dos Grupos Sociais Urbanos: o operariado se concentra em São Petersburgo (que era capital) e Moscou, há uma crescente demanda por democracia, leis trabalhistas e reforma agrária, o que gera uma tensão social, ocorre também o avanço das ideias liberais, socialistas e nacionalistas. Isso leva à formação de partidos/organizações políticas anticzaristas clandestinas, entre elas estavam os liberais, os anarquistas, e os que tiveram maior destaque: Populistas/Socialistas Revolucionários (não marxistas) e os Marxistas/Partido Operário Social-Democrata Russo.
§  Socialistas Revolucionários (SR): Defendiam uma revolução camponesa e a criação de um comunismo agrário
§  Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR): Defendiam uma revolução operária anticapitalista para criar um comunismo industrial. Eles achavam que a Rússia era muito atrasada (rural/agrária) para o socialismo, então defendiam a teoria dos dois estágios (creio que isso tem grandes chances de estar na prova):
·         1° estágio: Apoia “Revolução Burguesa Democrática” que criaria uma democracia capitalista, na qual haveria liberdade para o POSDR e para o proletariado, o capitalismo industrial avançaria e o proletariado ficaria mais numeroso.
·         2° estágio: POSDR/proletariado fariam uma revolução operária contra a democracia “burguesa” quando o capitalismo entrasse na crise final e as condições estivessem “maduras” para começar o socialismo.
7.    Ocorre, então, a divisão do POSDR em 2 facções rivais: os Mencheviques e os Bolcheviques
§  Mencheviques: queriam um partido democrático, descentralizado, onde a base teria mais liberdade.
§  Bolcheviques: liderados por Lênin queriam um partido mais centralizado, disciplinado, com a base controlada rigorosamente pela cúpula. Rompem com o POSDR e criam o Partido Bolchevique (1912) que virou o Partido Comunista (1918). Eles se viam como a vanguarda do proletariado, e a cúpula, como vanguarda do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário