terça-feira, 28 de junho de 2011

A Formação da URSS - Revoluções

A Formação da URSS
·         A Revolução de 1905:
1.    Ocorreu após a Guerra Russo-Japonesa, que disputava a Manchúria/Coreia, e a Rússia perdeu, nisso houve enfraquecimento do czarismo, e em 9 de janeiro de 1905 acontece o Domingo Sangrento, um massacre de manifestantes diante do palácio do Czar, o que precipita a revolta popular contra o czarismo.
2.    Dá-se a formação dos Sovietes (conselhos revolucionários de trabalhadores).
3.    No Manifesto de Outubro, o Nicolau II oferece as seguintes concessões aos revolucionários: constituição e parlamento (DUMA), os liberais aceitam as concessões, mas os socialistas queriam continuar a revolução, derrubar o Czar e instalar uma república democrática
4.    A insurreição dos sovietes/socialistas fracassa, é sufocada pelo exército/Czar (recuperado com o fim da guerra), e com isso há a dissolução dos sovietes, a Rússia virou uma monarquia constitucional autoritária (Czar continuou com poder supremo) e para os socialistas, 1905 foi um “Ensaio Geral”, uma experiência, na próxima revolução seria necessário um amplo apoio dos camponeses e enfraquecimento do exército em outra guerra, que guerra foi essa?
·         A Revolução de 1917
1.    Foi possível graças à Primeira Guerra Mundial, que desencadeou uma grande crise econômica, militar e política. A insatisfação da Intelligentsia Esquerdista com a ordem político-social (tradição revolucionária) também foi importante para tal evento.
2.    Em março ocorreu a “Revolução de Fevereiro” (pois o calendário da Rússia era diferente, atrasado), foi uma revolta popular/motim das tropas em Petrogrado que culminou com a abdicação de Nicolau II.
3.    Após essa revolução, acontece a restauração do Sovietes como sendo conselhos revolucionários de trabalhadores/soldados amotinados, e a DUMA cria o Governo Provisório, onde há uma aliança entre os liberais e os socialistas modernos/mencheviques. De março a julho, esse GP é presidido pelo liberal Lvov, de julho a novembro, quem fica no comando é o socialista Kerenski. Objetivos: democracia capitalista e eleição para assembleia constituinte. Apoio inicial dos sovietes, manteve a Rússia na 1ª GM, pois dependia do auxilio franco-britânico
4.    Problemas do GP:
§  Agravamento da crise econômica, militar e política.
§  Ausência de tradição democrática na Rússia.
§  Crescente radicalização popular/sovietes.
5.    Os camponeses exigiam imediata reforma agrária, sovietes passaram para a oposição, fez-se uma dualidade de poderes entre o GP e os sovietes, GP era fraco militarmente, incapaz de impor sua autoridade/ordem. Parte do exército estava concentrado na luta contra os alemães, e a reserve estava amotinada (sovietes).
6.    A ascensão dos bolcheviques: oposição mais organizada/disciplinada, liderada por Lênin, para eles a 1ª GM destruiria o capitalismo mundial, não há mais condição para democracia capitalista na Rússia e as condições estão favoráveis para a revolução socialista europeia, que vai começar na Rússia. Queriam derrubar o GP e tomar o poder em nome dos trabalhadores/sovietes.
7.    Os bolcheviques assumem a liderança dos sovietes e tinha como lemas:
§  “Fim do GP, todo poder aos sovietes!”
§  Paz, terra e pão!
8.    Em novembro ocorre a “Revolução de Outubro”, que é um levante dos bolcheviques liderados por Lênin e Trotski, no qual o GP e Kerenski são derrubados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário