quinta-feira, 23 de junho de 2011

Resumo sobre o Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular
·         É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo, constituído por: coração e vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares).
Circulação:
São cinco os tipos de vasos:
1.    Artérias: diâmetro grande e alta pressão
2.    Arteríola: diâmetro médio e média pressão
3.    Capilar: diâmetro pequeno e baixa pressão
4.    Vênula: diâmetro médio e baixa pressão
5.    Veia: diâmetro grande e baixa pressão

·         As circulações dos diferentes grupos de animais podem ser comparadas com a seguinte tabela:

Grupo
Aberta ou fechada
Simples ou dupla
Incompleta ou completa
Câmaras cardíacas
Peixes
Fechada
Simples
Completa
1 A e 1 V
Anfíbios
Fechada
Dupla
Incompleta
2 A e 1 V
Répteis
Fechada
Dupla
Incompleta
2 A e 1 V /         2 A e 2 V
Aves
Fechada
Dupla
Completa
2 A e 2 V
Mamíferos
Fechada
Dupla
Completa
2 A e 2 V


·         Esquema do coração:


1.    No átrio direito e ventrículo direito passa o sangue que vem do corpo, o sangue venoso, com baixa quantidade de O2; no átrio e no ventrículo esquerdo passa o sangue que vai para o corpo, o sangue arterial, com alta quantidade de O2.
2.    A artéria aorta é a maior artéria, e a veia cava inferior é a maior veia.

·         O coração humano tem circulação dupla, pois há dois tipos de circulação: a circulação pulmonar (pequena), na qual ocorrem as trocas gasosas do sangue, e a circulação sistêmica (corpo), que leva o sangue com oxigênio aos órgãos do corpo. Essas circulações seguem a seguinte ordem:

1.    Pulmonar => Ventrículo Direito => Artéria Pulmonar => Capilares Pulmonares => Veias Pulmonares => Átrio Esquerdo
2.    Grande => Ventrículo Esquerdo => Artéria Aorta => Capilares Gerais => Veias Cavas => Átrio Direito
Atividade Cardíaca:
·         Anatomia cardíaca:
1.    Miocárdio: é um músculo estriado cardíaco, ele é automático, ou seja, origina o próprio batimento através do marca-passo ou NSA (nódulo sino-atrial). O movimento de contração é chamado de sístole, e o movimento de relaxamento é chamado de diástole. O marca-passo (ou NSA) está localizado no átrio direito.
2.    O SNPA (Sistema Nervoso Periférico Autônomo) pode ser classificado como simpático, que está relacionado à taquicardia (que é o aumento na frequência cardíaca) e como parassimpático, que está relacionado à bradicardia (que é a baixa na frequência cardíaca).
3.    A pressão arterial é medida pelo esfigmomanômetro a partir da artéria braquial, que tem origem na artéria aorta a qual sai do ventrículo esquerdo. Na sístole (contração) a pressão é máxima, na diástole (relaxamento) a pressão é mínima. Exemplo: quando a pressão medida é de 12 por 8, isso quer dizer que a pressão máxima (sistólica) é igual a 12 (na verdade, 12 é uma forma diminuída para se expressar 120 mmHg) e a pressão mínima (diastólica) é igual a 8 (também é uma forma diminuída para se expressar 80 mmHg).
4.    A pressão no ventrículo esquerdo é maior que no ventrículo direito, a pressão arterial é maior que a das veias.
Distúrbios Cardiovasculares:
·         Pressão: a pressão normal é de 12 por 8 (máxima de 120 mmHg e mínima de 80 mmHg)
1.    Hipertensão (pressão alta): ocorre quando a pressão máxima fica maior que 140 mmHg e a mínima fica maior que 100 mmHg, pode ter como causas o estresse, consumo excessivo de sal, fatores genéticos, sedentarismo, uso de drogas e grande quantidade de gordura entre outros.
2.    Hipotensão (pressão baixa): ocorre quando a pressão máxima fica menor que 100 mmHg e a mínima fica menor que 60 mmHg, causada, entre outros motivos, por doenças (como a dengue), desidratação, uso de drogas e fatores genéticos.
·         Infarto: o infarto é a morte do miocárdio que se dá por falta de nutrientes e oxigênio. Essa supressão é causada pela obstrução das artérias coronárias (que pode ser originada pelo depósito de colesterol [LDL – Lipoprotein Low-Density] ou inflamações). Com a baixa oxigenação, ocorre a isquemia que origina a dor (angina) a qual indica o infarto. Reparo: pode ser feito de diferentes formas, entre elas estão:
1.    Angioplastia: técnica cirúrgica na qual se utiliza o cateter (um arame) que tem um minúsculo balão na ponta, o qual é insuflado dentro da artéria que está obstruída com placas de gordura e de sangue. Nesse procedimento também é comum usar o stent (uma espécie de mola) para criar uma abertura do vaso, possibilitando assim a passagem de oxigênio e outras substâncias.
2.    Ponte: é uma cirurgia que usa parte da veia safena (uma veia que fica na perna) para desviar sangue da artéria aorta para as artérias coronárias. Também são utilizadas as artérias radial (que fica no braço) e mamária (que fica no tórax).

Nenhum comentário:

Postar um comentário