quinta-feira, 23 de junho de 2011

Resumo sobre o Sistema Respiratório

Sistema Respiratório

A anatomia desse sistema é composta por:
·       Fossas nasais/boca: onde ocorre a entrada do ar; as fossas nasais têm por função filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propício ao seu processamento. São revestidas internamente pela mucosa nasal, que possui um grande número de vasos sanguíneos. O calor do sangue nesses vasos aquece o ar e, assim, as demais vias respiratórias e os pulmões recebem ar aquecido e parcialmente filtrado.
·         Faringe: é a via respiratória que conecta o nariz e a boca à laringe.
·         Laringe: a laringe é um tubo muscular pelo qual ocorre a passagem de ar para a traqueia, ela é importante para impedir a passagem de alimentos para o pulmão.
·         Traqueia: se bifurca em brônquios, que são tubos os quais levam o ar aos pulmões.
·         Pulmão: órgão responsável pelas trocas entre o ambiente e o sangue. Divide-se em bronquíolos e alvéolos:
1.    Bronquíolos: são as várias ramificações dos brônquios.
2.    Alvéolos: estão localizados ao final dos bronquíolos, neles ocorre a hematose pulmonar, que é a troca gasosa desses alvéolos com o sangue por meio da difusão. Nesse processo ocorre a oxigenação do sangue venoso (corre nas veias) que se torna arterial (corre nas artérias).
·         O volume do pulmão direito é maior que o volume do pulmão esquerdo porque este compartilha parte do espaço da caixa toráxica com o coração.
·         O diafragma é um músculo estriado esquelético e principal responsável pela respiração, seus movimentos estão diretamente relacionados aos movimentos respiratórios.
·         Os movimentos respiratórios são controlados pelo bulbo e podem ser resumidos da seguinte forma:

MovimentosDiafragmaVolume PulmonarPressão PulmonarO que ocorre com o ar
InspiraçãoContrai/desceAumentaDiminuiEntra
ExpiraçãoRelaxa/sobeDiminuiAumentaSai
                                                                                                            
·         Transporte de gases: O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigênio, formando a oxiemoglobina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário