quinta-feira, 23 de junho de 2011

Resumo de Literatura

Pré-modernismo: foi um período de transição que se deu no início do século XX no Brasil, marcando a transição entre o simbolismo e o modernismo, quando ocorria um conjunto de transformações (desenvolvimento científico e tecnológico, guerra mundial, revolução comunista, etc...), reunia características como:
·         Influências artísticas da 2ª metade do século XIX
·         Prepara terreno para a grande renovação modernista
·         Não é um movimento literário
·         “Neos”: sincretismo de tendências artísticas
·         Interesse pela realidade brasileira
·         Principais autores:
1.    Euclides da Cunha
2.    Lima Barreto
3.    Monteiro Lobato
4.    Graça Aranha
5.    Augusto dos Anjos
*Vou focar esse resumo nos autores “Monteiro Lobato”, “Graça Aranha” e “Augusto dos Anjos”.
- Monteiro Lobato:
·         Monteiro Lobato foi um autor polêmico, moralista e doutrinador; ele foi vanguardista na política fundando companhias editoriais, lutando pela valorização das riquezas nacionais e pela moralização do Estado.
·         Quanto à estética, não foi um grande inovador nas artes brasileiras.
·         Ele causou grande discussão ao criticar o trabalho de Anita Malfatti, esta voltava ao Brasil trazendo exposições de arte moderna que haviam feito grande sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Essas exposições, que seguiam tendências dos movimentos em voga na Europa, durante o período em questão, iam contra o parnasianismo, que até então era o estilo literário preferido no Brasil.
·         Monteiro Lobato retrata a crise do café no Vale do Paraíba em obras como:
1.    Urupês – conta histórias sobre o caipira “Jeca Tatu”, que é preguiçoso, acomodado, nas quais é mostrada a vida cotidiana e mundana do caboclo do interior de São Paulo.
2.    Cidades Mortas – assim como a obra “Urupês”, também retrata a decadência do Vale do Paraíba com a queda do ciclo do café.
·         Além desses livros, escreveu vários outros como “Negrinha” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
·         Algumas pessoas dizem que Monteiro Lobato era racista, mas isso não é algo simples de se analisar, devem ser levados em consideração vários fatores como a época em que o autor vivia, as ideias presentes no período entre outros.
- Graça Aranha:
·         Este autor percebe a miscigenação que está se dando no Brasil durante a época em que viveu e com isso, escreveu um importante livro na história do país, que contem ideias muito boas, mas que não foram dispostas de forma bem feita, apresenta um deficiência estrutural (ficção filosofante). Esse livro foi “Canaã”: um romance de ideias.
·         “Canaã” trata da imigração alemã no Brasil e fala dos conflitos de ideias entre Milkau e Lentz, onde havia o seguinte confronto:
1.    Universalismo x Racismo
2.    Lei do Amor x Lei da Força
·         Graça Aranha participou da Semana de Arte Moderna de 1922
- Augusto dos Anjos:
·        Esse autor ficou famoso por suas poesias.
·        Principal obra: “Eu e outras poesias”
·        Conhecido pelo sincretismo de pessimismo (advindo do simbolismo, que foi o retorno do romantismo), cientificismo (provindo do naturalismo) e a preocupação formal (cuja origem está no parnasianismo).
·        Ele usava termos antipoéticos e uma linguagem prosaica (comum, vulgar).
·        Se utiliza da deformação expressionista, imagens surrealistas.
·        Ele é inovador ao passo que usa com agressividade os termos antipoéticos.
·        Sofre de uma angústia existencial, para ele não há Deus, nem esperança; há apenas a supremacia da ciência. Segundo ele, somos todos projetos de cadáver.
Modernismo:
·        Semana de Arte Moderna: ocorre em fevereiro de 1922, nos dias 13, 15 e 17. Para muitas pessoas, esse evento foi um fracasso; para os que organizaram, no entanto, foi um grande sucesso, cumpriu seu objetivo, que era chamar a atenção para os artistas desse conjunto de movimentos culturais. Durante esse festival, houve uma ruptura com a arte presente no Brasil até então.
·        O dia mais marcante foi o dia 15, no qual ocorreram críticas claras ao parnasianismo, várias verduras e legumes foram atirados nos artistas no meio de vaias e imitações de bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário